Saúde e Cerveja

 

 

 

Henk F. J. Hendriks (EBC 1999 - Cannes)

Introdução

Os efeitos do álcool sobre a saúde dependem fortemente da quantidade consumida e de outros fatores como sexo, peso corporal, alimentação e predisposição genética. O abuso do álcool aumenta a mortalidade por causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares. A literatura mais recente, entretanto, indica que o consumo moderado de álcool está associado a uma redução total do risco de mortalidade. Beber moderadamente diminui o risco de doenças cardiovasculares, independente do tipo de bebida e ainda reduz o risco de outras doenças.

Recentemente dados foram publicados sobre os potenciais efeitos protetores dos antioxidantes do vinho. Foi também descoberto que a cerveja, vinho e destilados diferem muito no seu conteúdo antioxidante, mas o consumo destas bebidas não leva a diferentes capacidades antioxidantes no soro humano. Novos dados, entretanto, mostram que o consumo moderado de cada tipo dessas bebidas alcoólicas aumentam semelhantemente a capacidade antioxidativa no soro humano. estas descobertas  elucidam a contribuição do consumo moderado de álcool para um estilo de vida saudável.

A pesquisa

Onze homens de meia-idade (44 a 59 anos), saudáveis, não fumantes participaram de uma pesquisa aleatória de doze semanas. Eles consumiram quatro copos (40 g de álcool) de vinho tinto, cerveja, gim e água mineral (controle) em um jantar diário no centro de pesquisa. Cada bebida foi consumida durante três semanas. A fim de evitar distorções na dieta, todas as refeições foram feitas e controladas pelo instituto. Amostras de sangue foram coletadas pela manha depois de cada período de tratamento.

Resultados

Todas as bebidas mostraram o mesmo efeito quanto ao aumento da atividade da enzima responsável pela diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. O aumento da atividade foi de 7 a 9 %.

Conclusão

O consumo diário de 40 g de álcool em vinho, cerveja e destilados aumentam a atividade antioxidante da paraoxonase no homem. Isto significa reduzir o risco de possuir doenças cardiovasculares.

 

        Voltar